fbpx
headphone, headphones, listening

Perda Auditiva: Conheça os tipos e graus

A perda auditiva condutiva surge após uma obstrução ou inflamação no ouvido externo ou médio. Dependendo da causa, o tratamento se dá através de medicamentos, a realização de lavagens ou até uma intervenção cirúrgica pode ser recomendada pelo especialista.

Na perda auditiva neurossensorial a causa do problema se encontra no ouvido interno, na área da cóclea (células sensoriais danificadas) ou – em casos mais raros – no nervo auditivo. Embora o som chegue ao ouvido interno, este não é transmitido corretamente a partir daí para o cérebro.

E, na perda auditiva mista, há uma combinação de ambas as situações acima, temos dificuldade tanto no ouvido externo, como interno.

O que fazer ao perceber a dificuldade auditiva?

Ao primeiro sinal de dificuldade auditiva deve-se procurar o médico otorrinolaringologista. Ele fará o exame médico no ouvido e encaminhará ao fonoaudiólogo para o exame da audição (audiometria).

O tratamento para a perda auditiva pode ser desde uma limpeza para remoção de cera, medicamentos ou o uso de aparelhos auditivos.

Caso o tratamento seja o uso de aparelhos auditivos, deve-se procurar um centro especializado para então, em conjunto com o fonoaudiólogo fazer a escolha e adaptação do aparelho auditivo indicado.

Graus de Perda Auditiva

Graus de Perda Audtiva
Ilustração – Graus de Perda Auditiva

Abaixo, conheça os principais graus de perda auditiva e exemplos de situações que podem facilitar a identificação em diferentes níveis.

Perda auditiva leve

A dificuldade aparece geralmente quando há ruído junto com a fala. A televisão é um pouco aumentada.

Perda auditiva moderada

Sons fracos e moderados são difíceis de escutar. Entender a fala é muito difícil na presença de ruído de fundo e ao telefone apresenta bastante dificuldade

Perda auditiva severa

A dificuldade é apresentada em todos os ambientes. A TV é bem alta e ainda assim difícil de entender, falar ao telefone só é possível se a outra pessoa gritar.

Perda auditiva profunda

Só é possível escutar sons muito fortes como o bater de uma porta ou um estouro. Conversar com outras pessoas somente com apoio visual e com muita dificuldade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?