A perda auditiva condutiva surge após uma obstrução ou inflamação no ouvido externo ou médio. Dependendo da causa, o tratamento se dá através de medicamentos, a realização de lavagens ou até uma intervenção cirúrgica pode ser recomendada pelo especialista.
Na perda auditiva neurossensorial a causa do problema se encontra no ouvido interno, na área da cóclea (células sensoriais danificadas) ou – em casos mais raros – no nervo auditivo. Embora o som chegue ao ouvido interno, este não é transmitido corretamente a partir daí para o cérebro.
E, na perda auditiva mista, há uma combinação de ambas as situações acima, temos dificuldade tanto no ouvido externo, como interno.
O que fazer ao perceber a dificuldade auditiva?
Ao primeiro sinal de dificuldade auditiva deve-se procurar o médico otorrinolaringologista. Ele fará o exame médico no ouvido e encaminhará ao fonoaudiólogo para o exame da audição (audiometria).
O tratamento para a perda auditiva pode ser desde uma limpeza para remoção de cera, medicamentos ou o uso de aparelhos auditivos.
Caso o tratamento seja o uso de aparelhos auditivos, deve-se procurar um centro especializado para então, em conjunto com o fonoaudiólogo fazer a escolha e adaptação do aparelho auditivo indicado.
Graus de Perda Auditiva

Abaixo, conheça os principais graus de perda auditiva e exemplos de situações que podem facilitar a identificação em diferentes níveis.
Perda auditiva leve
A dificuldade aparece geralmente quando há ruído junto com a fala. A televisão é um pouco aumentada.
Perda auditiva moderada
Sons fracos e moderados são difíceis de escutar. Entender a fala é muito difícil na presença de ruído de fundo e ao telefone apresenta bastante dificuldade
Perda auditiva severa
A dificuldade é apresentada em todos os ambientes. A TV é bem alta e ainda assim difícil de entender, falar ao telefone só é possível se a outra pessoa gritar.
Perda auditiva profunda
Só é possível escutar sons muito fortes como o bater de uma porta ou um estouro. Conversar com outras pessoas somente com apoio visual e com muita dificuldade.
Tenho 63 anos , e ontem fui diagnosticada com lesão neurosensorial unilateral , a minha idade pode ter sido a causa dessa lesão?
Olá, Rosângela, tudo bem?
A sua idade pode sim ser uma das causas da perda auditiva. Agora o mais importante é fazer o tratamento adequado para essa perda auditiva e você ter a reabilitação!