fbpx

Impactos da perda auditiva nos idosos

Impactos da perda auditiva nos idosos

*Com a participação da Psicóloga @psico.amandacoletto

A perda auditiva provoca dificuldades na compreensão da fala, o que origina afastamento do meio familiar e social. Por não conseguir ouvir, o idoso tende também a não falar, essa falta de comunicação contribui para um isolamento mais acentuado, mesmo estando dentro de um grupo.
Dentre os problemas psicológicos observados nos idosos acometidos por perda auditiva, está a depressão. Esta associação pode ocorrer principalmente devido ao isolamento social, uma vez que ouvir bem é um requisito importante para a interação social.

Por isso é muito importante que os cuidadores prestem atenção na capacidade auditiva do idoso, atente-se ao volume da tv, se o idoso tem conseguido ouvir e falar ao celular, ou se tem sido necessário repetir varias vezes a mesma frase para que ele entenda.
É fundamental que familiares e cuidadores fiquem atentos aos sintomas e busquem alternativas para explicar ao idoso sobre a importância de consultar um otorrino ou fonoaudiólogo para realizar exames.

Muitas vezes o próprio idoso sente dificuldade em assumir e aceitar que está com problemas auditivos, por entender esse fato como uma falha do corpo, falha essa que o obriga a assumir a velhice. Outa preocupação comum é a estética, temem que as pessoas reparem no uso do aparelho auditivo, pois tem a ideia de aparelho grande e feio.

Entender a necessidade de tratamento e utilização de aparelho auditivo, é também entender as inúmeras possibilidades na melhoria da qualidade de vida, aderindo a esse tratamento consequentemente pode-se evitar que sintomas depressivos sejam instalados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?